A Fundação de Ensino de Contagem (Funec), por meio da Diretoria de Ensino, promoveu, ao longo de agosto, uma série de reuniões pedagógicas com diretores e pedagogos de todas as unidades escolares. Os encontros reforçaram o compromisso da instituição com uma educação de qualidade social e o diálogo permanente entre gestão e comunidade escolar.
As reuniões tiveram a proposta de analisar os resultados das avaliações externas e do Processo Seletivo Educacional dos estudantes que ingressaram no 1º ano do ensino médio e os resultados do trimestre, buscando compreender as especificidades regionais e estruturais de cada unidade e propor estratégias para aprimorar as metodologias de ensino. A iniciativa, inspirada na concepção pedagógica de Paulo Freire, valoriza a escuta ativa, o rigor científico na análise dos dados e o compromisso ético com a formação integral dos estudantes.
Para a presidenta da Funec, Renata Laureano, o momento foi importante para priorizar o diálogo, a individualidade de cada unidade, fortalecer os vínculos e criar estratégias mais efetivas de apoio. “Essas reuniões representam um passo importante na busca por qualidade em todos os índices e frentes da Funec. Ao apresentar diagnósticos detalhados de cada unidade, conseguimos enxergar as suas particularidades, as demandas dos dirigentes e as necessidades individuais dos estudantes”, destacou.
A diretora de Ensino, Silvana Pontel de Oliveira, reforçou a importância de analisar o desempenho escolar a partir de uma perspectiva formativa. “Nosso olhar vai além dos números. Cada estudante tem uma trajetória, um contexto social, um ritmo e uma realidade própria. Ao fazer esse acompanhamento, queremos identificar situações que demandem apoio, recomposição ou monitoria, sempre com o objetivo de oferecer um suporte direcionado aos estudantes e ao corpo docente. As avaliações não têm caráter punitivo, mas orientador, pois o nosso foco é colaborar para o avanço da aprendizagem. Esse processo também nos ajuda a propor formações e estratégias para toda a comunidade escolar”, explicou.
Os diretores que participaram das reuniões ressaltaram a relevância do espaço de diálogo. “Encontros dessa natureza são fundamentais, pois possibilitam a escuta dos dirigentes, o compartilhamento das boas práticas pedagógicas e das necessidades de cada unidade de ensino, uma vez que a realidade dos territórios é bem diversa em Contagem. Esperamos que o alinhamento pedagógico entre as unidades leve a um fortalecimento ainda maior da fundação, que é uma política pública importantíssima para os jovens, em todas as regionais”, disse Cristiane Eler, diretora da unidade Funec Ressaca.